quinta-feira, 28 de abril de 2011

Alimentação Macrobiótica

Dieta Macrobiótica – Yin e Yang


“Você é aquilo que você come.”

Essa frase tem tudo a ver com a Dieta Macrobiótica, que é muito mais do que uma simples dieta.
A dieta macrobiótica é uma abordagem filosófica que implica num estilo de alimentação que enfatiza a qualidade e o equilíbrio de alimentos (Yin e Yang) que fornecem um poderoso efeito na saúde, bem-estar e felicidade. O fundamento deste plano alimentar é orgânico, natural e vegetal.
É confundida com a Dieta Vegetariana, porém a Dieta Macrobiótica permite carne de peixe em pequena escala.
“Macrobiótica” em grego significa “vida longa”.

Origem da Dieta Macrobiótica

George Ohsawa

A prática moderna de macrobiótica é dito ter originado no Japão, na virada do século XX, quando dois educadores japoneses, Sagen Ishitsuka e Yukikazu Sakurazawa

, curaram-se de doenças graves, adotando uma dieta simples de arroz, sopa de miso e algas.

Depois de recuperar a sua saúde, Ishitsuka e Sakurazawa (conhecido no Ocidente por seu pseudônimo (George Ohsawa) trabalharam para integrar a filosofia oriental e ocidental e da medicina para formar a dieta e estilo de vida dos princípios que hoje é conhecida como a macrobiótica.

Princípios da Dieta Macrobiótica (yin e yang)

A prática da macrobiótica está enraizado no reconhecimento da natureza evolutiva do universo e uma compreensão do conceito de yin e yang.

Segundo Michio Kushi, autor de vários livros sobre os princípios da macrobiótica:

“Tudo no universo está eternamente em mudança, e essa mudança se processa de acordo com a ordem infinita do universo. Opostos atraem-se mutuamente para alcançar a harmonia, e semelhantes repelem-se mutuamente para evitar a desarmonia.
Estes ciclos ocorrem por toda a natureza e o universo. “

Na filosofia oriental, os “opostos”, são as forças que se opõem conhecido como yin e yang. Yin, representante de um movimento interno centrípeta, produz a contração, enquanto Yang, representante de um movimento de centrífuga, resulta em expansão. Além disso, yin é considerado frio, enquanto o yang é quente, yin é doce, yang é salgado, yin é passiva, yang é agressivo.

alimentos yin e yang

As forças do yin e do yang também estão presentes nos alimentos que comemos. Embora todos os alimentos tenha as duas, alguns alimentos são extremamente yin, enquanto outras são extremamente yang. Na visão macrobiótica, para alcançar a saúde ideal, as forças do yin e yang no corpo de uma pessoa devem ser mantidos em equilíbrio.

A dieta macrobiótica tenta equilibrar as forças de expansão e contração nos alimentos que comemos. Para este efeito, os alimentos são divididos em yin e yang. Alimentos intermediários do yin / yang formam a maior parte da dieta, enquanto os alimentos considerados extremamente yin ou yang devem ser evitados.

Alimentos permitidos na Dieta Macrobiótica são as seguintes:

50% a 60% grãos

•Grãos inteiros, incluindo arroz, cevada, milheto , aveia, milho, centeio, trigo integral e trigo-sarraceno, acredita-se ser o mais equilibrado de alimentos na / yang ying continuum, e deverão incluir 50-60% de diário alimentar uma pessoa ingestão. Embora os grãos integrais são preferenciais, pequenas porções de massa e do pão de farinha refinada pode ser ingerido.

•Os vegetais frescos devem incluir 25-30% da ingestão alimentar. O consumo diário de qualquer um dos seguintes vegetais é altamente recomendável: repolho, brócolis, couve-flor, couve, couve chinesa, couve, mostarda, nabos e nabiças, cebola, rabanete, abóbora. Legumes para serem consumidos ocasionalmente (2-3 vezes por semana) incluem aipo, alface, cogumelos, ervilhas e feijão verde. Os vegetais devem ser cozinhados em vapor ou salteados com uma pequena quantidade de óleo de cozinha não refinado (de preferência de gergelim ou óleo de milho).

5% a 10% Algas e feijões

•Feijão e vegetais do mar (algas) devem incluir 5-10% da ingestão alimentar diária. Especialmente recomendado são feijão azuki, grão (grão de bico) e lentilhas. Os vegetais do mar, incluindo wakame, hiziki, kombu, agar agar e nori, são ricos em vitaminas e minerais e devem ser adicionados a cada refeição.

•Sopas e caldos compreendem 5-10% da ingestão alimentar. Sopas contendo miso (pasta de soja), vegetais e grãos são aceitáveis.
Algumas porções cada semana de nozes, sementes e peixes frescos (linguado, solha, bacalhau, truta) são permitidas.

Xarope de arroz

•Xarope de arroz, malte de cevada, stévia e amasake podem ser utilizadas como edulcorantes (adoçantes). Vinagre de arroz e vinagre de ameixa umeboshi pode ser usado ocasionalmente. Sal marinho e molho de soja podem ser usados.

•A ingestão de líquidos deve ser regido pela sede. Apenas os chás feitos de grãos torrados ou chá verde são aceitáveis. Todas as bebidas que contenham cafeína devem ser evitados. A água que se usar no preparo dos alimentos deve ser mineral ou filtrada.

Somente sal marinho

Somente sal marinho

•Os alimentos só podem ser salgados com sal marinho e devem ser cozidos com óleo vegetal ou água. Também é importante o uso de potes e panelas feitas de madeira, barro, ferro, vidro, cerâmica, aço inoxidável e peças esmaltadas.

•Todos os alimentos devem ser cultivados organicamente, sem adubos e agrotóxicos químicos. Deve-se consumir apenas frutas frescas (ao invés de congelados). Frutas importadas também devem ser evitadas.

•Macarrão e massas de farinha refinada são permitidos em pequenas porções. Cozinhe os alimentos naturais com óleos não refinados. Carne ou peixe ocasionalmente é permitido.

comer devagar

• Nozes e sementes são permitidas ocasionalmente, podendo ser levemente assados ​​e polvilhados com sal marinho e servidas como aperitivo.

Dieta Macrobiótica incide também sobre saborear a comida, em comer devagar e mastigar muito bem os alimentos.

Alimentos que devem ser evitados na Dieta Macrobiótica:

  • carne vermelha
  • gorduras animais,
  • produtos lácteos
  • chocolate e açúcares em geral,
  • tomate, berinjela e batata
  • pimentão, espinafre, beterraba
  • café, chá com cafeína, bebidas estimulantes, álcool
  • condimentos e temperos, picante,
  • alimentos refinados e industrializados,
  • todos os alimentos que foram cultivados com fertilizantes químicos,
  • todos os alimentos com conservantes e aditivos corantes.

Prós da Dieta Macrobiótica

A Dieta Macrobiótica é um plano alimentar que se concentra em comer alimentos mais próximos da terra e menos processados, e com isso, ela induz a um conceito de alimentação saudável. É o caminho para uma boa saúde física e saúde mental, mas especialistas em nutrição dizem, pode cair em um déficit de proteína e vitaminas .

Contras da Dieta Macrobiótica

Uma das preocupações médicas sobre esse tipo de dieta é a possível deficiência de vitaminas e minerais que não são consumidas diariamente. Embora a dieta macrobiótica seja pobre em gordura e rica em fibras, também é necessário observar o equilíbrio de legumes e proteínas para manter uma dieta saudável de nutrientes.

Um dos principais problemas é que a dieta macrobiótica restringe o consumo de água, o que pode levar a problemas de desidratação.

Ela também impede o uso de suplementos vitamínicos e à falta de proteína na dieta pode causar anemia, desnutrição, deficiência de escorbuto e cálcio, entre outros.

Outra desvantagem da dieta macrobiótica é que ele inclui muitas comidas japonesas que são mais difíceis de obter, como soja, algas, tofu, entre outros.




Reggae no Brasil




  • O que é o Reggae

    O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

    As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres.

    O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a idéia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.


  • Evolução do Reggae

    Na década de 1950, começam surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae. Somente a partir da década de 1970, o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.

    Os anos 70 (década de 1970) foi a época dos grandes sucesso do reggae. Várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff (versão de Eric Clapton ), Peter Tosh com Legalize It e No Woman , No Cry de Bob Marley.

    Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical : Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.


  • Reggae no Brasil

    Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.
    Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.




terça-feira, 26 de abril de 2011

Marvin Gaye

Marvin Gaye (Washington, 2 de abril de 1939Los Angeles, 1 de abril de 1984), nascido Marvin Pentz Gay, Jr., foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.

O início da carreira do cantor foi em 1961, na Motown, onde Gaye rapidamente se tornaria o principal cantor da gravadora e emplacaria numerosos sucessos durante os anos sessenta, entre eles "Stubborn Kind of Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrell, incluindo "Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get By", antes de mudar sua própria forma de se expressar musicalmente. Gaye é importante por sua luta por produzir seus sucessos, mas criativamente restritivo - no processo de gravação da Motown, intérpretes, compositores e produtores eram geralmente mantidos em áreas separadas.

Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes - includindo Trouble Man, de 1972, e Let's Get It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy Mercy Me (The Ecology)".

Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis álbuns, includindo Let's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários sucessos, como "Let's Get It On" e "Got to Give It Up". Já no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que lhe rendeu - antes de sua morte - dois prêmios Grammy. Até o momento de ser assassinado pelo seu pai, em 1984, Gaye tinha se tornado um dos mais influentes artistas da cena soul. Em 1996, Gaye foi homenageado na 38º cerimônia do Grammy Awards.

A carreira de Marvin tem sido descrita como uma das que "abarcam toda a história do R&B, do doo-wop dos anos cinquenta ao soul contemporâneo dos anos oitenta." Críticos têm também afirmado que a produção musical de Gaye "significou o desenvolvimento da black music a partir do rhythm'n blues, através de um sofisticado soul de consciência política nos anos setenta e de uma abordagem maior em assuntos de cunho pessoal e sexual."






What's Going On


Lista das Faixas

Lado A

"What's Going On" (Al Cleveland, Marvin Gaye, Renaldo Benson) – 3:52

  1. 1. "What's Happening Brother" (James Nyx, M. Gaye) – 2:44
  2. "Flyin' High (In the Friendly Sky)" (M. Gaye, Anna Gordy Gaye, Elgie Stover) – 3:49
  3. "Save the Children" (Cleveland, M. Gaye, Benson) – 4:03
  4. "God Is Love" (M. Gaye, A. Gaye, Stover, Nyx) – 1:49
  5. "Mercy Mercy Me (The Ecology)" (M. Gaye) – 3:14


Lado B

  1. "Right On" (Earl DeRouen, M. Gaye) – 7:31
  2. "Wholy Holy" (Cleveland, M. Gaye, Benson) – 3:08
  3. "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)" (M. Gaye, Nyx) – 5:26


''Marvin Gaye nos dias atuais''
Após alguns lançamentos póstumos, que fortaleceram a memória de Marvin na consciência popular, o cantor foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987. Mais tarde, também ao Hollywood's Rock Walk e, em 1990, ganharia uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.E não é só por aí para a influência da trajetória musical e pessoal Gaye nos dias atuais, um filme nas telonas será lançado contado sua história.Até o momento, nenhum ator foi anunciado para compor o elenco do filme sobre Marvin Gaye. Mas Temple já teria à disposição um orçamento equivalente a R$ 16 milhões, além da permissão da EMI Music (que detém os direitos


Comentários Adicionais

Gostei muito de ter tido a oportunidade de conhecer a vida e música do mais importante artista da história da música soul, Marvin Gaye.E ao mesmo tempo ter feito um trabalho sobre esse artista que ajudou a popularizar o soul.Descobri muitas coisas muitas curiosidades e coisas interessantes lendo a história de Gaye.Uma delas é que Gaye alistou-se na Força Aérea Armada dos Estados Unidos, porém fingiu ter um doença mental e foi dispensado por ter se recusado a seguir ordens.Logo após abandonar a Força Aérea, Gaye deu ínicio a sua carreira musical em vários grupos doo wop.Logo após iniciar sua carreira, Gaye mudou seu nome de Marvin Gay para Marvin Gaye, acabando com boatos sobre sua sexualidade e imitando seu grande ídolo ''Sam Cooke'', que também havia acrescentado ''e'' ao seu sobrenome.O sucesso de Marvin como cantor solo, fez com que ele acabasse virando um dos artistas prediletos nos principais shows adolescentes.O albúm What's Goign On foi um dos mais importantes da carreira de Gaye e até hoje é o seu trabalho mais conhecido.Com o sucesso de What's Going On, a Motown renegociou um novo contrato com Marvin que permitiu a ele o controle artístico do seu trabalho, no valor de US$1 milhão, fazendo do cantor o mais bem pago artista negro da história da música.Marvin foi morto pelo seu próprio pai após uma briga, os dois discutiam sobre a perda de documentos de negócios, a ironia é que a arma que tirou a vida de Gaye foi a mesma que ele comprou e deu de presente ao pai.Marvin morreu um dia antes de seu aniversário, ele completaria 45 anos.O pai de Gaye foi absolvido da acusação de homícidio após ser diagnosticado com um tumor cerebral.É evidente que a vida de Marvin foi uma vida turbulenta e agitada.Marvin tinha problemas pessoais com o pai, teve problemas em seu primeiro casamento, tinha um relacionamento turbulento com sua gravadora Motown e se questionava muito sobre si mesmo.Mas Marvin nos deixou um ótimo repertório musical e influenciou muito com sua música soul.Um artista que deve e merece ser lembrado até hoje.

Lee Scratch Perry

Lee "Scratch" Perry nasceu em Rainford Hugh Perry;Kendal, 20 de março de 1936 é um DJ, músico, técnico de som e produtor musical jamaicano.Ele ganhou o Grammy Awards de melhor álbum de reggae em 2002

É considerado uma grande influência no desenvolvimento e aceitação doreggae e do dub na Jamaica e no exterior. Formou a banda The Upsetters, e também é conhecido como Pipecock Johnson ou Upsetter.

Em 2004, a Rolling Stone colocou Perry na posição 100 na lista "100 Greatest Artists of All Time.


Álbuns

  • The Upsetter (1969)
  • Return of Django (1969)
  • Clint Eastwood (1970)
  • Many Moods of the Upsetters (1970)
  • Scratch the Upsetter Again (1970)
  • The Good, the Bad and the Upsetters (1970)
  • Eastwood Rides Again (1970)
  • Africa's Blood (1972)
  • Cloak and Dagger (1973)
  • Rhythm Shower (1973)
  • Upsetters 14 Dub Blackboard Jungle (ou Blackboard Jungle Dub, 1973)





Álbum - Catch a Fire


Catch a Fire foi o álbum de estréia em uma grande gravadora da banda de reggae The Wailers, lançado pela Island Records em 1973. O álbum trouxe fama internacional para o grupo. As letras de caráter social e militante atraiu muitos ouvintes, além dos temas controversos e uma visão otimista em relação a um futuro livre de opressões.

Catch a Fire chegou a #171 e #51 nas paradas da Billboard Pop Albums e Black Albums, respectivamente. É também o álbum #123 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Lançamento do álbum: 13 de abril de 1973

Gravadora(s)Tuff Gong/Island Records
ProduçãoBob Marley e Chris Blackwell

Faixas

Lado Um

  1. "Concrete Jungle" (Bob Marley) - 4:13
  2. "Slave Driver" (Bob Marley) - 2:54
  3. "400 Years" (Bob Marley,Peter Tosh) - 2:45
  4. "Stop That Train" (Peter Tosh) - 3:54
  5. "Baby We've Got A Date (Rock It Baby)" (Bob Marley) - 3:55

]Lado Dois

  1. "Stir It Up " (Bob Marley) - 5:32
  2. "Kinky Reggae" (Bob Marley) - 3:37
  3. "No More Trouble" (Bob Marley) - 3:58
  4. "Midnight Ravers" (Bob Marley) - 5:08


Faixas Bônus

[]
  1. "High Tide Or Low Tide" (Bob Marley) - 4:40
  2. "All Day All Night" (Bob Marley) - 3:26


Primeira música do álbum - Concrete Jungle:



Catch a Fire, foi um álbum muito importante para a carreira de Bob Marley and The Wailers, pois foi o primeiro álbum reconhecido internacionalmente, o que fez o grupo se tornar muito conhecido no mundo todo. O que mais chamou atenção nos ouvintes, e o que os atraiu nas músicas, foram as letras de caráter social e militante, assim como os temas controversos e uma visão otimista sobre o futuro, sem opressões. Eu, escutei algumas músicas deste álbum, e a que eu gostei mais das que eu ouvi foi "Concrete Jungle" que inclusive é a música que está no vídeo que eu postei.

Rockers (Filme)


Rockers é um filme de 1978 por Theodoros Bafaloukos jamaicano. Vários artistas populares estrela do reggae no filme, incluindo Leroy "Horsemouth"Wallace, Burning Spear, Gregory Isaacs, Big Youth, Dillinger, e Jacob Miller.

Rockers era originalmente para ser um documentário, mas floresceu em um longa-metragem que mostra a cultura reggae em seu pico.

Neste filme, a cultura, os personagens e os maneirismos são autênticos. O principal rocker Leroy "Horsemouth" Wallace, por exemplo, é mostrado que vivem com sua atual esposa e filhos e na sua própria casa. Os estúdios de gravação indicados são os famosos estúdios Harry J, onde muitos artistas roots reggae gravado durante os anos 70 como Bob Marley. Amostras de diálogo do filme foram usadas na trilha na selva início de 1990, "Babylon", de Splash, "Terrorista Dub" por Insolence californiano ragga-metal da banda, e na faixa "Zion Juventude" a partir de 1995 Segundo álbum Luz por Dreadzone. O jamaicano
patois falada em todo o filme é processado com legendas de Inglês para uma audiência estrangeira. Musicas do Filme:
  1. "We 'A' Rockers" (Ian Lewis, Bernard Harvey) - Inner Circle
  2. "Money Worries" (Wilson) - The Maytones
  3. "Police and Thieves" (Junior Murvin, Lee Perry) - Junior Murvin
  4. "Books of Rules" (Barry Llewellyn, Harry Johnson) - The Heptones
  5. "Stepping Razor" (Joe Higgs) - Peter Tosh
  6. "Tenement Yard" (Jacob Miller, Roger Lewis) - Jacob Miller
  7. "Fade Away" (Earl "Chinna" Smith) - Junior Byles
Comentário: É um filme sobre um jamaicano tradicional, pobre, que está tentando abrir um novo negócio: distribuir discos com uma moto, além de baterista conceituado no ramo musical. Bem, o desenrolar dessa história fica por conta de quem quiser assistir.